segunda-feira, 18 de maio de 2009

AULA INAUGURAL

No dia 08 de abril, no auditório do Programa de Criança da Petrobras às 13 horas aconteceu o primeiro encontro entre formadores, coordenadora e professores-cursistas de Língua Portuguesa e Matemática do curso GESTAR.
Na entrada, os professores receberam o kit de livros, acompanhado de um classificador contendo um bloco de anotações, lápis, caneta e borracha.
A apresentação das turmas foi nominal ,feita através de slaids onde constavam seus nomes em destaque: uma cor para cada. Formando um painel multicolorido.
Após a leitura do roteiro da tarde, a Secretária de Educação, Srª Zélia Maria Barreto Reis, deu as boas vindas e falou da importância do curso para a prática pedagógica de cada um e da confiança que ela deposita na equipe do Gestar de Entre Rios.
Em seguida foi exibida uma apresentação de slaids produzidos pela equipe, a respeito da mensagem Pipoca (Rubem Alves), focando a necessidade de estar aberto às mudanças e que estas , na maioria das vezes acontece a partir de uma aquecida de óleo para provocar um estouro , o famoso "Bum!" Os cursistas fizeram suas colocações a respeito da mesma,
demonstrando uma preocupação com os piruás , aqueles que mesmo com o calor e a dor que o fogo provoca, resistem às mudanças. Foram colocações bem interessantes.
Na sequência foi apresentada a estrutura do curso, através de slaids que a formadora de matemática adquiriu com sua formadora, e os professores puderam tirar todas as suas dúvidas a respeito do mesmo.
Às 15horas foi dado um intervalo para o lanche: um refrigerante e um delicioso pão de metro cedido pela SEDUC, ao som de uma seleção de MPB.
No retorno, foram dados alguns avisos, atividades para casa,agendamento da data do próximo encontro , e-mail do curso e concluímos essa parte com uma mensagem sobre o verdadeiro sentido da Páscoa além da entrega de uma lembrancinha uma carinha de coelho de chocolate , a todos os cursistas.
Para finalizar, foi feita uma avaliação desse primeiro contato que, ansiosa não perdi tempo em fazer sua leitura.
Como esse primeiro momento era o momento da sedução, acredito que o objetivo foi alcançado, pois sairam muito entusiasmados com o curso e parabenizaram a equipe pela clareza nas informações, pela dedicação e atenção com que tratamos os cursistas. Houve uma crítica em relação ao material do curso de Matemática, pois estes não haviam chegado no município a tempo de eles levarem para casa, como aconteceu com os de Língua Portuguesa.
Agora é nos preparar para a próxima oficina, que acontecerá no dia 08 de abril em uma das salas cedida pelo Colégio Estadual Duque de Caxias.