domingo, 21 de junho de 2009

OFICINA 04 – TP 04 UNIDADE 14

No dia 09 de junho às 13 horas, na sala de reuniões da SEDUC, aconteceu a quarta oficina em ritmo de São João . A mudança de local se deu devido à comodidade dos cursistas e a facilidade de recursos e locomoção dos mesmos.
O ambiente foi todo decorado para receber os cursistas que aos poucos foram chegando. A oficina teve como tema “Leitura e Processos de Escrita” e em decorrência disso, iniciei-a com a exibição de um slaid que construí sobre o “Gentileza” ao som da música de Marisa Monte. Terminada a exibição, os cursistas ficaram à vontade para fazer suas reflexões acerca da mesma e direcioná-la ao tema da TP em estudo.
Feito isso, entregaram os relatos e socializaram suas experiências na sala de aula. Alguns falaram da dificuldade de realizá-las em turmas grandes e agitadas e outros relataram o bom desempenho dos seus alunos.
Em seguida propus que falassem um pouco dói que leram na unidade 13 da TP em estudo, como a maioria não havia lido, sugeri que fizéssemos uma leitura em grupo e sistematizassem-na para socializar para os colegas enquanto que eu apresentava um material sobre a unidade 14 no data show. Após as apresentações dos resultados lemos um pequeno texto sobre letramento e sobre o que se deve evitar para escrever um bom texto. Fazendo referência ao dia dos namorados, exibi um outro slaid de nome “Gramatistória” que fala de um romance entre elementos gramaticais que envolvem também outros aspectos da língua, foi bem divertido.
Depois convidei todos a escrever frases de gentileza e agradecimentos para fixar no muro da sala (GENTILEZAS GESTAR), fazendo uma referência aos escritos de Gentileza nos muros do Rio de Janeiro. A produção ficou bem colorida e o muro ficou coberto de frases muito bem elaboradas.
Dando continuidade, atentamos para o avançando na prática que eles escolherão para aplicar na sala quando retornarem do recesso junino e construírem seus relatos e a elaboração do projeto. Dei os avisos e na mesma linha do muro, fizemos a avaliação do encontro. Como atividade para casa, passei um diário de bordo para que eles escrevam suas impressões ao longo desses quatro encontros.
No momento da confraternização junina, cada um colocou na mesa o que trouxe (bolos, amendoim, cocadas, paçocas, licor) e começamos a forrozar até a hora de ir para casa, dando viva São João!