domingo, 2 de agosto de 2009


TP 3- GÊNEROS TEXTUAIS E SEQUÊNCIAS TIPOLÓGICAS 2-RETIFICANDO A SEGUNDA OFICINA DA TP 3



Na sala do Colégio Estadual Duque de Caxias, os professores foram chegando para a oficina do dia 12 de maio. Fiz abertura com um slaid que produzi dentro da temática da unidade Trabalho, com a letra da música de Fagner “Não dá pra ser feliz”. Comentamos um pouco sobre a necessidade de o homem manter-se digno através do trabalho.
Fiz a leitura do roteiro da tarde, e deixei o espaço para o momento do cursista, onde ele traz uma experiência da sala de aula, ou um texto interessante a ser discutido. O professor trouxe um texto de Rubem Alves chamado Dígrafos, leu para a turma comentou um pouco.
Em seguida fizemos a socialização da lição de casa, leitura do texto de referência, apesar de a maioria não ter lido, destaquei alguns pontos a serem refletidos.
Fazendo uma referência ao dia 13 de maio, dia da “abolição”, exibi um vídeo com imagens muito belas sobre a África, para quebrar aquela idéia de lá só existem misérias. Eles gostaram do que viram. E solicitei que traduzissem em uma palavra o que sentiram durante a apresentação. Dentre elas surgiram: liberdade, beleza, encantamento, alegria...
Ao terminar, dividi a sala em 3 grupos para que fizessem a leitura e sistematização de cada seção.Assim foi feito e cada grupo socializou o que sistematizou.
Apresentei uma dinâmica onde todos iriam circular entre frases relacionadas à sua vida (o dia mais feliz daminha vida foi...); a última vez que eu chorei foi...; meu lugar preferido no mundo é...dentre outras).Em seguida eles teriam que escrever um texto em qualquer gênero utilizando as seqüências tipológicas e colocar esses textos na moldura que seria a moldura –o gênero – a tela- as seqüências tipológicas. A dinâmica foi bem marcante, pois eles se abriram e a moldura ficou coma tela cheia.




Daí partimos para o avançando, e eles apresentaram suas sugestões e algumas variações das atividades propostas.
Também aproveitei o momento para apresentar a dinâmica dos poemas enlatados, com poemas voltados para atemática da abolição e do dia das mães,seguida de um vídeo para homenagear as mães gestaleiras.
Para finalizar, dei os avisos, fiz a chamadinha para a próxima oficina e cantamos os parabéns para as aniversariantes da quinzena.