quarta-feira, 17 de junho de 2009

GESTALEIROS(AS) EM CENA


MARIA DE LOURDES

VIVA SÃO JOÃO!

RELATÓRIO OFICINA 03-PROJETOS E PORTFÓLIO



A oficina ocorreu no dia 26de maio às 13h15min, tendo como abertura a exibição de slides com o texto “O mito da caverna” de Platão em seguida sendo feita uma reflexão acerca do mesmo. Dentre muitas colocações destaco a de uma colega quando ela disse que há colegas que por comodismo e/ou medo, preferem refugiar-se em suas cavernas, ficando preso a correntes que os imobilizaram por anos, não experienciando outras oportunidades de mudança. E aí eles citaram o curso GESTAR, como uma quebra desses elos da corrente, pois muitos deles têm várias outras atividades, e mesmo assim se disponibilizaram a fazer o curso, enquanto há outros que não se interessaram.
Depois disso li o roteiro da tarde e o objetivo da oficina que foi: fornecer aos professores cursistas subsídios e orientações necessárias para a elaboração do projeto e a construção do portfólio.
O “momento do cursista” não foi possível acontecer hoje devido ao volume de informações e o curto tempo destinado a isso.
Partimos para a leitura do material sobre o portfólio, utilizando textos que a formadora da UNB nos forneceu. Acrescentei alguns critérios que serão considerados na avaliação do mesmo e os elementos que o compõe.
Alguns cursistas puderam tirar as suas dúvidas sobre o portfólio.
O dia da Língua Portuguesa é 10 de Junho então, sugeri à turma, através de e-mail, que pensassem em algumas atividades para que enviemos às escolas do município a fim de que proporcionem nesse dia, atividades diferentes para que o aluno tome conhecimento dessa data.
Em grupos, cada escola lançou sua proposta, já digitaram durante a apresentação na oficina e fiquei de estruturá-lo para enviar às escolas com a marca do GESTAR. Fiquei muito orgulhosa da minha turminha e feliz por saber que nosso curso está colhendo frutos, e frutos de ótima qualidade.
No momento de falar sobre o Projeto, fiz uma exposição de slides que deixaram bem claras as informações a respeito do mesmo. Iniciei com uma estufa, que serviu para que, antes de tudo, eles pensem cuidadosamente na problemática e nos questionamentos feitos para a sua elaboração. Depois disso, dividimos os grupos por escola, para que já começassem a pensar no tema, problemática e justificativa do projeto, bem como sua estruturação.
O momento da socialização dos relatos de prática também não aconteceu, só foram entregues e na próxima oficina o farão.
Como eles haviam sugerido na avaliação da oficina passada, fizemos o sorteio do “Anjo”, uma espécie de “protetor secreto” no qual você, durante um tempo recebe mensagens e/ou objetos, mas não sabe quem te envia, e só na data preestabelecida ficará sabendo, no nosso caso, será no último dia da oficina. Só participa quem quiser. Eles decoraram os envelopes que fiz com papel colorido e colocaram seus nomes para na próxima oficina começarem a interagir com seus protegidos.
Encerramos a oficina com a avaliação em forma de smiles e fiz a chamadinha para a próxima oficina. Combinamos que esta acontecerá na sala da SEDUC e será em ritmo de São João, com comidas típicas e um forrozinho.
A oficina em si foi muito boa, produtiva e segundo a avaliação escrita, nem sentiram o tempo passar, alguns se queixaram pelo número de atividades, pois tem outras ocupações e alguns ainda estão concluindo a graduação, mas estão confiantes que vão conseguir chegar ao término do curso.

terça-feira, 16 de junho de 2009

OFICINA 2-TP 3/UNIDADE 10






No dia 28 de abril voltamos a nos reunir. A colega formadora de matemática – Veronilde - ficou comigo na sala pela tarde para dar apoio e eu fico com ela pela manhã. Enquanto os professores chegavam, estávamos arrumando a sala com os portadores textuais que selecionei, e coloquei um som ambiente bem legal.Nessa data comemora-se o dia da Educação, resolvi então não iniciar as atividades com uma mensagem, mas através de uma dinâmica na qual cada cursista recebeu um pedaço de barbante e fez três nós, para cada nó,um marco em sua vida como educador(a), e eleger apenas um deles, o mais significativo, para socializar com os demais colegas.


Após a leitura do roteiro da tarde, foi apresentado o objetivo da oficina, tema e o conteúdo da TP a ser trabalhado: Gêneros Textuais.No início do encontro já havia colocado no centro da sala os diversos gêneros textuais. Solicitei que observassem e escolhessem um para pegar e falar sobre ele: o gênero escolhido, suas características estruturais e sua competência sociocomunicativa. No momento da socialização os professores ficaram à vontade para fazer suas inferências a respeito do gênero selecionado. Feito isso, dividimos a sala em três grupos para realizar uma atividade voltada para a TP 3, unidade 09 e 10, que tem como tema o Trabalho. A atividade anterior já sinalizou para a unidade 09 e essa é voltada para a unidade 10. Cada grupo ficou com o estudo de uma seção e encarregado de fazer sua sistematização em cartazes e apresentar à turma, uma vez que senti a necessidade de, no primeiro contato com o material propriamente dito, fazer esse estudo mais direto. Nesse momento surgiram alguns questionamentos/críticas a respeito do texto que fala sobre a Literatura de Cordel-de forma preconceituosa-, e solicitei que fizessem suas considerações por escrito para que fossem encaminhadas à coordenação do curso.Isso gerou um certo desconforto na sala , mas resgatei a direção da atividade e assim pudemos conclui-la sem maiores prejuízos.
Professoras representando o anúncio de uma cartomante-mãe Liná

O lanche ocorreu durante a oficina para que não parássemos no meio das atividades. Em seguida fiz a leitura de um poema chamado “Poema tirado de uma notícia de jornal” de Mário Quintana a fim de salientar que um texto não apenas um gênero, mas vários, multissemiótico. E para reforçar essa idéia, pedi que os grupos, a partir da leitura que tinham sobre o clássico infantil “Chapeuzinho Vermelho”, construíssem um texto nos gênero(s) que escolhessem tendo a história infantil como referência. Foi uma atividade muito interessante, pois a criatividade dos professores foi a peça-chave para o sucesso da atividade.
Concluímos juntos que o objetivo da oficina foi alcançado, encerramos com a avaliação do encontro, em forma de imagens de outros gêneros, demos os informes, fiz a chamadinha para a oficina posterior e cantamos os parabéns para os aniversariantes do mês.

Convite para o Gestar Junino

Olá pessoá! Tudo bem c’ocês?

Eu trago um convite de lá das moça do GESTAR,
espie bem o que elas mandaram dizer:


Vamos juntos com alegria
Nesse dia festejá
Juntá letras com números
Na oficina do GESTAR

Primeiro estudamos
Fazemos nossa lição
Depois nos junta tudo
Pra dar Viva São João!

Vamos mudar de lugá
Pra ficá mais à vontade
Será lá na SEDUC
Vai ser bão barbaridade!

Pode trazer adivinhação
Trava- língua ou cordel
Vamos dançar um forró
Não se esqueçam do chapéu

Contamos com vocês
Queremos presença garantida
Tragam algo pra partilhar
De beber ou de comida
Aceitem o convite
De Veronilde, Wanderléa e Rita.