quarta-feira, 17 de junho de 2009

RELATÓRIO OFICINA 03-PROJETOS E PORTFÓLIO



A oficina ocorreu no dia 26de maio às 13h15min, tendo como abertura a exibição de slides com o texto “O mito da caverna” de Platão em seguida sendo feita uma reflexão acerca do mesmo. Dentre muitas colocações destaco a de uma colega quando ela disse que há colegas que por comodismo e/ou medo, preferem refugiar-se em suas cavernas, ficando preso a correntes que os imobilizaram por anos, não experienciando outras oportunidades de mudança. E aí eles citaram o curso GESTAR, como uma quebra desses elos da corrente, pois muitos deles têm várias outras atividades, e mesmo assim se disponibilizaram a fazer o curso, enquanto há outros que não se interessaram.
Depois disso li o roteiro da tarde e o objetivo da oficina que foi: fornecer aos professores cursistas subsídios e orientações necessárias para a elaboração do projeto e a construção do portfólio.
O “momento do cursista” não foi possível acontecer hoje devido ao volume de informações e o curto tempo destinado a isso.
Partimos para a leitura do material sobre o portfólio, utilizando textos que a formadora da UNB nos forneceu. Acrescentei alguns critérios que serão considerados na avaliação do mesmo e os elementos que o compõe.
Alguns cursistas puderam tirar as suas dúvidas sobre o portfólio.
O dia da Língua Portuguesa é 10 de Junho então, sugeri à turma, através de e-mail, que pensassem em algumas atividades para que enviemos às escolas do município a fim de que proporcionem nesse dia, atividades diferentes para que o aluno tome conhecimento dessa data.
Em grupos, cada escola lançou sua proposta, já digitaram durante a apresentação na oficina e fiquei de estruturá-lo para enviar às escolas com a marca do GESTAR. Fiquei muito orgulhosa da minha turminha e feliz por saber que nosso curso está colhendo frutos, e frutos de ótima qualidade.
No momento de falar sobre o Projeto, fiz uma exposição de slides que deixaram bem claras as informações a respeito do mesmo. Iniciei com uma estufa, que serviu para que, antes de tudo, eles pensem cuidadosamente na problemática e nos questionamentos feitos para a sua elaboração. Depois disso, dividimos os grupos por escola, para que já começassem a pensar no tema, problemática e justificativa do projeto, bem como sua estruturação.
O momento da socialização dos relatos de prática também não aconteceu, só foram entregues e na próxima oficina o farão.
Como eles haviam sugerido na avaliação da oficina passada, fizemos o sorteio do “Anjo”, uma espécie de “protetor secreto” no qual você, durante um tempo recebe mensagens e/ou objetos, mas não sabe quem te envia, e só na data preestabelecida ficará sabendo, no nosso caso, será no último dia da oficina. Só participa quem quiser. Eles decoraram os envelopes que fiz com papel colorido e colocaram seus nomes para na próxima oficina começarem a interagir com seus protegidos.
Encerramos a oficina com a avaliação em forma de smiles e fiz a chamadinha para a próxima oficina. Combinamos que esta acontecerá na sala da SEDUC e será em ritmo de São João, com comidas típicas e um forrozinho.
A oficina em si foi muito boa, produtiva e segundo a avaliação escrita, nem sentiram o tempo passar, alguns se queixaram pelo número de atividades, pois tem outras ocupações e alguns ainda estão concluindo a graduação, mas estão confiantes que vão conseguir chegar ao término do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário