terça-feira, 16 de junho de 2009

OFICINA 2-TP 3/UNIDADE 10






No dia 28 de abril voltamos a nos reunir. A colega formadora de matemática – Veronilde - ficou comigo na sala pela tarde para dar apoio e eu fico com ela pela manhã. Enquanto os professores chegavam, estávamos arrumando a sala com os portadores textuais que selecionei, e coloquei um som ambiente bem legal.Nessa data comemora-se o dia da Educação, resolvi então não iniciar as atividades com uma mensagem, mas através de uma dinâmica na qual cada cursista recebeu um pedaço de barbante e fez três nós, para cada nó,um marco em sua vida como educador(a), e eleger apenas um deles, o mais significativo, para socializar com os demais colegas.


Após a leitura do roteiro da tarde, foi apresentado o objetivo da oficina, tema e o conteúdo da TP a ser trabalhado: Gêneros Textuais.No início do encontro já havia colocado no centro da sala os diversos gêneros textuais. Solicitei que observassem e escolhessem um para pegar e falar sobre ele: o gênero escolhido, suas características estruturais e sua competência sociocomunicativa. No momento da socialização os professores ficaram à vontade para fazer suas inferências a respeito do gênero selecionado. Feito isso, dividimos a sala em três grupos para realizar uma atividade voltada para a TP 3, unidade 09 e 10, que tem como tema o Trabalho. A atividade anterior já sinalizou para a unidade 09 e essa é voltada para a unidade 10. Cada grupo ficou com o estudo de uma seção e encarregado de fazer sua sistematização em cartazes e apresentar à turma, uma vez que senti a necessidade de, no primeiro contato com o material propriamente dito, fazer esse estudo mais direto. Nesse momento surgiram alguns questionamentos/críticas a respeito do texto que fala sobre a Literatura de Cordel-de forma preconceituosa-, e solicitei que fizessem suas considerações por escrito para que fossem encaminhadas à coordenação do curso.Isso gerou um certo desconforto na sala , mas resgatei a direção da atividade e assim pudemos conclui-la sem maiores prejuízos.
Professoras representando o anúncio de uma cartomante-mãe Liná

O lanche ocorreu durante a oficina para que não parássemos no meio das atividades. Em seguida fiz a leitura de um poema chamado “Poema tirado de uma notícia de jornal” de Mário Quintana a fim de salientar que um texto não apenas um gênero, mas vários, multissemiótico. E para reforçar essa idéia, pedi que os grupos, a partir da leitura que tinham sobre o clássico infantil “Chapeuzinho Vermelho”, construíssem um texto nos gênero(s) que escolhessem tendo a história infantil como referência. Foi uma atividade muito interessante, pois a criatividade dos professores foi a peça-chave para o sucesso da atividade.
Concluímos juntos que o objetivo da oficina foi alcançado, encerramos com a avaliação do encontro, em forma de imagens de outros gêneros, demos os informes, fiz a chamadinha para a oficina posterior e cantamos os parabéns para os aniversariantes do mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário