sábado, 1 de agosto de 2009

TP 04-LEITURA E PROCESSOS DA ESCRITA





Os professores adentraram a sala e iniciamos com a mensagem em slaids “O Poder do Silêncio”, que revela o poder que o silêncio tem de também falar o que não é dito verbalmente e que assim é Deus, no silêncio Ele nos fala. Foi um momento bem interessante, pois a mensagem não tem áudio e a sala ficou sem nenhum ruído até o final. Fiquei tocada com uma cursista que, por estar passando por uma situação em que ela precisa ser muito forte, acabou se emocionando e no seu silêncio ela tocou a todos nós sem que nos dirigisse uma só palavra.
Em seguida li o roteiro da tarde e fizemos a socialização do Dia da língua Portuguesa nas escolas, dentro da proposta que sugerimos às escolas.Inicialmente, os professores do Colégio Centro Cultural exibiram fotos e relataram esse dia e como as turmas reagiram.Segundo seus relatos, muito bem.Em seguida, as professoras das escolas do Litoral também fizeram seus relatos e suas impressões, assim como as demais escolas.
Feito isso, partimos para a entrega dos relatos da lição de casa e da devolução dos relatos anteriores. Fiz algumas considerações, no que poderiam melhorar e solicitei que observassem na ficha de acompanhamento que anexamos aos relatos.
Mais uma vez solicitei que fizessem a leitura do diário de bordo que passei para fazerem em casa durante o recesso. Infelizmente apenas uma cursista havia feito e leu para nós. Os demais se queixam de muitas atividades e a falta de tempo que dispõem para fazer tantas atividades.
Comecei a perguntar se haviam dado uma lida na unidade 15, pois trabalharíamos a 16. Poucos leram alguma coisa, então fiz observações sobre aspectos que considerei relevante nela e passei a trabalhar com a unidade 16, utilizando para isso a exibição de slides, já que disponho do recurso e viabiliza o entendimento.
Dividimos a turma em grupo para fazer a leitura de um texto da unidade 15, que fala justamente de Por que meu aluno não lê?Acharam graça pois eles estavam na condição de estudantes no momento e não tinham feito a leitura dos textos.Depois fizemos a sistematização e eles mesmos puderam se colocar na condição de leitor-aluno que não lê.
Em seguida partimos para a avaliação da oficina, que foi em forma de um texto onde um começava e o outro tinha que dar continuidade sem perder de vista o foco do texto que era a avaliação da oficina.
Finalizamos com os avisos e combinamos de fazer um amigo secreto de chocolates já que a oficina ocorrerá um dia após o dia do amigo, e a cursista Édina se disponibilizou a fazer uma torta pois será seu aniversário.

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