sábado, 1 de agosto de 2009

TP 5 –ESTILO, COERÊNCIA E COESÃO-UNIDADES 17-18









A oficina ocorreu no dia 21 de julho, na sala da coordenação da SEDUC. Ao chegarem e se dirigirem às suas cadeiras, eles encontravam um bilhetinho em cada cadeira, falando da matemática da amizade. Material que a formadora de matemática cedeu a mim.
Iniciei com a exibição dos slaids “Amigos são Estradas”, que mostra além da mensagem maravilhosa sobre amizade, as imagens de animais são feitas a partir de esculturas e pintura na s mãos. M A R A V I L H O S A!!!
Depois disso fizemos o sorteio do “amigo secreto da barra de chocolate”, que ficou para fazer a troca no final da oficina.
No momento do cursista, o professor José Raimundo, do Colégio Centro Cultural nos brindou com um filme muito divertido que fala sobre alguns erros gramaticais de forma bem inusitada, “O Assalto”. Em seguida, as professoras da Escola Agrícola de Entre Rios socializaram suas atividades realizadas no Dia da língua Portuguesa, que foi realizado após o recesso, logo no primeiro dia de aula. Segundo elas a turma recebeu muito bem a proposta que não ficou restrito apenas às suas turmas, mas envolveu toda a escola.
Em seguida fizemos a socialização da lição de casa, dos relatos de prática e fiz a devolução dos que já havia lido.
Para introduzir o tema coerência, dividi a turma em grupos e distribuí cópias de letras de músicas cortadas e embaralhadas para que elas montassem com coerência e cantassem-na para a turma, falando o nome do intérprete e o título. Foi muito divertido e apenas uma equipe se atrapalhou na montagem. Durante a apresentação do tema, quando falava sobre a harmonia entre as informações que servem para estabelecer a continuidade que constitui a coerência textual, e que a partir disso, diferentes leitores, com diferentes informações prévias, com diferentes visões de mundo, podem atribuir níveis diferentes de coerência ao mesmo texto,o professor José Raimundo citou o vídeo que fala das crianças americanas diante de bonecas negras e brancas que atribuem sentidos de acordo à sua visão de mundo ou de seus pais ou da sociedade onde vive.
Depois fiz uma exibição em slaids sobre as unidades em estudo e partimos para a leitura e sugestões no avançando e nos AAA. Daí partimos para fazer a avaliação do primeiro semestre do curso. Não gostaram de ter que fazer na hora, queriam levar para casa e trazer depois, mas falei da importância de ser feita naquele momento para ser anexada ao meu portifólio e socializado na segunda fase da formação.
Para finalizar demos os avisos e para dar início à troca de chocolates, exibi o slaid do Garfield sobre a amizade e chocolates. Foi bem divertido, eles gostaram.
Socializamos os chocolates e cantamos os parabéns da professora Édina.






Nenhum comentário:

Postar um comentário