quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Texto Crítico sobre o Livro Ensaio sobre a cegueira de José Saramago.

O texto revela a outra face do ser humano, este que exibe seu lado mais perverso diante da debilidade visual do outro.
A cegueira branca que assola um grupo e, posteriormente, a população de uma cidade remete-nos a uma espécie de venda que a maioria das pessoas possuem e que só cai diante de determinadas situações.
Acredito que a esposa do médico, a única a enxergar, foi peça fundamental no drama, pois ela pode ver cada pessoa naquela sala se desvendando.Reunir num mesmo espaço e em mesmas condições, pessoas de classes sociais e condutas diferenciadas foi o ponto mais forte do texto, na minha opinião, pois essas pessoas manifestavam seus desejos, comportamentos e sentimentos mais íntimos até então enclausurados. Tudo isso acontecia diante de uma que pessoa que não via nada, para eles, mas que na verdade – penso eu- desejaria realmente estar também cega.
O livro é rico em detalhes, não é uma leitura muito agradável, às vezes dava vontade de não continuar, pois esse detalhamento de cada acontecimento no manicômio era repugnante, quem imagina uma pessoa nessas condições? Só Saramago mesmo. Mas o envolvimento da trama é tão intenso que nos impulsiona a concluir a leitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário