quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Reflexão sobre o locus da formadora e dos Cursistas.



Entre Rios é uma pequena cidade no litoral norte baiano, com uma população de aproximadamente 45 mil habitantes, sendo estes distribuídos entre os distritos e povoados.
O município agrega em sua secretaria de educação 12 escolas, destas ,apenas 13 situam - se na sede. As demais encontram – se na zona rural e litorânea.
A formadora do Gestar II em Língua Portuguesa,Rita de Cássia, atua como professora do município há 19 anos, sendo concursada e efetiva há 17 , e na área de letras há 7 anos.
Tal experiência foi fundamental para sua relação com os professores - muitos deles já conhecidos – e para o desenvolvimento das oficinas.
Os cursistas, grande parte fazendo o curso de letras,e outros já graduados,são experientes na área de educação e lecionam a disciplina de língua portuguesa, cada um com sua peculiaridade; fator este que só fez enriquecer as discussões em grupo e a resolver algumas questões de sala de aula, quando socializadas. Suas turmas variavam de 5ª a 8ª série, de localidades diferentes, mas com as mesmas dificuldades.
Enfim, formamos um grupo unido na diversidade. Por isso frutificou muito bem!


Reflexão sobre a 2ª Formação


A segunda formação aconteceu no mês de agosto, e diferente da 1ª, a infraestrutura foi bem mais agradável.
No que se refere à contribuição desta na minha prática durante as oficinas, foi significativamente proveitosa. A troca de experiências entre os municípios, a produção dos CDs para dar suporte na execução das oficinas dinamizou ainda mais o trabalho.
Outro aspecto importante foi a presença da equipe do MEC e do novo coordenador, pois pudemos falar francamente de nossas angústias e indignação em relação a uns pontos pendentes do curso.
Enfim, esse 2º encontro só recarregou nossas baterias para continuar a caminhada até a conclusão do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário