domingo, 10 de janeiro de 2010

É possível uma linguagem que oprime ser também um instrumento que liberta?

Ao trabalhar com as variações lingüísticas, me veio à mente questões relacionadas à utilização da linguagem como forma de oprimir o outro, seja no seu jeito de falar, seja na autoridade ao falar ou no mecanismo de utilizar essa fala para libertar-se.
Segundo Paulo Freire, a luta dos oprimidos contra os opressores, os leva a buscar recuperar sua humanidade em ambos, e aí está grande tarefa humanista e histórica dos oprimidos, libertar a si e aos opressores.
Somente o amor no homem e a fé entre eles será capaz de libertá-los das prisões do egoísmo, da alienação, do comodismo, da ambição, injustiça, ignorância e tantos outros meios de aprisionar.
Precisamos fazer com que o mundo do monólogo perca espaço para o mundo do diálogo. Que essa mesma fala que se usa para oprimir seja usada para libertar. Aí entra o papel fundamental do professor na escola, seja ele de língua materna ou de qualquer outra disciplina.
...é fundamental que a escola e professores compreendam que ensinar por meio da língua e, principalmente, ensinar a língua são tarefas não só técnicas, mas também políticas... mas é sobretudo uma ação política, que expressa um compromisso com a luta contra a discriminação e as desigualdades sociais.(Magda Soares,2000)
Como educadores somos também gestores da liberdade e peça fundamental no processo libertário de uma grande massa excluída e aprisionada, partindo do propósito de que para libertar algo ou alguém, é necessário, porém, libertar-se das suas próprias correntes.
É preciso mudar, temos que nos empenhar muito na partilha do saber. Ser analfabeto por não decodificar símbolos gráficos ou por não saber lidar com as complexidades do mundo e da vida, é fator de exclusão.
Freire acredita na libertação dos homens através do diálogo, do amor entre eles e da humanidade, pois o amor desencadeia tudo isso. Pela intransigência de muitos, milhares de inocentes foram mortos em guerras infundáveis.
Não vamos criar um outro mundo , mas sim ser aceitos neste, para a partir daí modificá-lo.

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